Periódico Acadêmico Científico

Visualize aqui o conteúdo deste paper científico. "A ciência é mais do que um conjunto de conhecimentos. É uma forma de pensar; uma maneira de interrogar o universo com ceticismo, com uma clara compreensão da falibilidade humana."

A CULTURA DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS DEVE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL HUMANO

Autores:

Carlos Gustavo Lopes da Silva
Cristina Laranjeira
Geisse Martins

DOI: 10.56876/revistaviabile.v2n1.07

Resumo: 

A inovação organizacional visa adequar os modelos de negócios, os processos e os produtos e serviços para atender as expectativas dos clientes cada vez mais seletivos e exigentes. O sucesso organizacional é decorrente de vários fatores somados, porém é determinado por traços humanos. A participação de colaboradores pode contribuir com ideias inovadoras e proporcionar resultados robustos, assim como experimentar novas formas de fazer e desafiar métodos existentes, sem comprometer a eficiência operacional (core business), são cruciais para o processo de inovação das empresas, no entanto, ideias disruptivas normalmente apresentam muita resistência por cargos de decisão e dos próprios membros do time tão acostumados com processos que já apresentam bons resultados. Estruturas hierárquicas rígidas e a falta de diversidade nas equipes podem ser barreiras para o surgimento e a implementação de ideias inovadoras nas organizações. Aumentar a diversidade nas empresas possibilita oportunidades de crescimento e de inovação. Diante da saturação dos mercados tradicionais e a concorrência acirrada, as empresas estão buscando a diversificação e o crescimento em negócios que estão emergindo ou em setores que ainda não foram totalmente explorados. As empresas que não evoluem no processo de inovação não detêm essa cultura na estrutura organizacional e, possivelmente, seus gestores não devem ver a cultura de inovação como prioridade. Muitas empresas ainda utilizam sistemas tecnológicos altamente complexos e inflexíveis decorrentes de fusões, de reestruturações, de decisões antigas, mas, principalmente, por uma cultura enraizada. A presente pesquisa deste paper utilizou como metodologia uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa.

Palavras-chave: Investimento. Endividamento. Cultura. Educação. Aposentadoria

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto PMA
ISSN: 2764-846X

CONTATO

Publique Conosco!

Envie-nos uma mensagem e inicie seu processo de publicação

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Confira nossa Politica de privacidade aqui.