Periódico Acadêmico Científico

Visualize aqui o conteúdo deste paper científico. "A ciência é mais do que um conjunto de conhecimentos. É uma forma de pensar; uma maneira de interrogar o universo com ceticismo, com uma clara compreensão da falibilidade humana."

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS, GESTÃO DE SUPRIMENTOS E SUSTENTABILIDADE

Autores:

Carlos Gustavo Lopes da Silva
Geisse Martins
Marcelo Bomfim Guedes
Hugo Silva Ferreira

Submetido em: 24/08/2023
Aprovado em: 01/09/2023
Publicado em: 01/09/2023
DOI: 10.56876/revistaviabile.v2n3.08

Resumo: 

A gestão da cadeia de suprimentos passou por uma notável evolução em paralelo às revoluções industriais ao longo da história. Cada uma dessas revoluções trouxe avanços tecnológicos que impulsionam mudanças na forma como as empresas operam e gerenciam suas cadeias de suprimentos. Com a terceira revolução industrial, entre as décadas de 1950 e 1970, as preocupações ambientais começaram a surgir, levando a uma maior conscientização sobre os impactos ambientais da cadeia de suprimentos. No entanto, foi com a Quarta Revolução Industrial, iniciada no início dos anos 2000, que a gestão da cadeia de suprimentos assumiu uma abordagem mais sustentável. Neste contexto, observa-se a evolução de gestão da cadeia de suprimentos sustentável, que envolve práticas como eficiência energética, uso sustentável de recursos, gestão de fornecedores sustentáveis, transparência e comunicação. Hoje, a gestão da cadeia de suprimentos sustentável é fundamental para as empresas que desejam alcançar a eficiência operacional, reduzir riscos financeiros, cumprir regulamentações ambientais e atender às expectativas dos consumidores conscientes. Com a constante evolução tecnológica e a crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade, espera-se que a gestão da cadeia de suprimentos sustentável continue avançando, buscando soluções inovadoras e colaborativas para enfrentar os desafios ambientais do futuro. A partir dos conceitos revisitados, este estudo conclui sobre a importância do pensamento sustentável como suporte à sobrevivência das empresas em um ambiente mais consciente em questões socioambientais, políticas e econômicas.

Palavras-chave: Gestão da cadeia de suprimentos. Sustentabilidade. Externalidades. Economia ambiental. Falhas de mercado. Competitividade.

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Científica Multidisciplinar Viabile
Apoio: Instituto PMA
ISSN: 2764-846X

CONTATO

Publique Conosco!

Envie-nos uma mensagem e inicie seu processo de publicação

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Confira nossa Politica de privacidade aqui.